contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Paixão de cristo


Estou aqui em uma quinta-feira santa.
Véspera da sexta-feira da paixào.
Com um cálice de vinho tinto, de sangue, na mão.
E choro a minha angústia e a minha dor.

Amanhã estarei na cidade onde eu nasci.
Passarei em procissão em frente a minha casa.
E meu pobre coração verá duas cadeiras na calçada.
A Tia Linda e a tia Anália, já cansadas, sentadas!

Os andores, Jesus, a Veronica...
A via-sacra.
Na frente das casas, da nossa casa, o altar.
Em cada casa uma estação.

Eu passarei rezando, com a vela na mão.
Alguns deixarão a vela pelo caminho.
O andor de Jesus será carregado.
E a impressão do rosto ensanguentado ,
no pano da Verónica será lentamente desenrolado .

Ela cantará em cima de um banquinho.
olhando para os lados , se equilibrando
com muito cuidado:

O vos omnes qui transitis per viam
Attendite
et videte
Si est dolor Sicut dolor meus
Attendite et videte
Si est dolor Sicut dolor meus
O voi tutti che passate per la via
Considerate e vedete
Se c’è un dolore Simile al mio dolore
Attendite et videte Si est dolor Sicut dolor meus.

Com um latim que fará doer qualquer ouvido.
Soa tão triste, tão sentido...
Canta advertindo a todos os que transitam pelas ruas da cidade:
O vós todos que transitais pela rua,
parai e vede se há dor como a minha dor.

Tudo lembra minha infância.
Tudo é muito presente em minha vida.
Lembro da tia Linda de rosto escondido sob o véu.
Depois a Ivanilde.
Depois a Luzia, a Divanei...
Eu sei que durante a Procissão do Enterro
Jesus é lembrado.
Que na cruz foi pregado, insultado e blasfemado
com cegueira e com furor.

E com tal dor eu bebo
esse cálice de vinho tinto da cor de sangue.
Se por nossos crimes padeceu e se, por nós morreu.
Aliviará a minha angústia, essa dor de meu coração.

E nesse mistério da morte e Paixão.
Receberá em seus braços
essa pobre pecadora.
Eu quero crer!

E desse cálice de vinho tinto
da cor de seu sangue
Desejo beber.
Dele me embebedar.
Morrer.

2 comentários:

Mariazita disse...

Venho trazer a minha mensagem de Páscoa:
Desejo que nesta Páscoa a felicidade seja como um coelho: se reproduza sem parar.
PÁSCOA FELIZ

Beijinhos

Voltarei para ler e comentar

Anônimo disse...

MANAFÁ
BEM LEMBRADO. ERA ASSIM MESMO. COLOQUEI ISSO NAQUELA MINHA MÚSICA. LINDAS E BOAS LEMBRANÇAS. UM ABRAÇÃO
MANOTÓ