contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ressentimento

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra" - Frase de William Shakespeare.

Texto de Aldo Novak

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos críticos, do cachorro... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca Mais
Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.
Sentir infinitamente, para alguns.
Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.
Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia, com seu re-sentimento.
Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você.
Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.
Viva o momento que estiver vivendo.
Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte. Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.
Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.
E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.
Somente um pateta faria isso, e você não quer ser pateta, quer? Nunca mais.

Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
Diretor da Academia Novak do Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

ADorei..... e tb penso assim, mesmo que as vezes seja difícil não ter ressentimentos, né? O exercício é diário, mas vale a pena.
Bjs e saudades...
Ana.

Mariazita disse...

Olá, Fátima
Deixe-me começar por agradecer o seu comentário no meu blog HISTÓRIAS.
Suas palavras tão gentis, seu carinho, seu "medo" que eu tivesse sumido... :) me fizeram sentir muito bem.
De facto os meus blogs , os três, foram desactivados pelo Blogger desde sexta feira à noite até domingo de manhã.
Cometeram um erro qualquer, e depois pediram desculpas... fazer o quê? Não posso guardar ressentimento, não é mesmo? :)

Gostei muito deste texto, e concordo que, o ideal é não ficar ressentida; mas, minha querida, tem situações difíceis de engolir, e mesmo que a gente não queira fica sempre aquela magoazinha...
Mas é no dia-a-dia que aprendemos a viver melhor.

Beijinhos. Tudo de bom p'ra vc.

"NóS" disse...

Texto educativo e gostoso de ler,
texto pra quem quer "crescer" e deixar de ser infeliz. Obrigado por ter postado esse texto, precisa mesmo ter lido isso. Um abraço.