" Poderias mergulhar como um só bloco no nada para onde vão os mortos: consolar-me-ia se me legasses as tuas mãos.
Apenas as tuas mãos subsistiriam, separadas de ti, inexplicáveis como as dos deuses de mármore que se tornam pó e cal dos seus próprios túmulos.
Elas sobreviveriam aos teus actos, aos miseráveis corpos que acariciaram. Entre as coisas e ti, elas já não seriam intermediários: seriam elas próprias, transformadas em coisas.
Voltando a ser inocentes, pois tu já lá não estarias para fazer delas tuas cúmplices, tristes como galgos sem dono, desconcertadas como arcanjos a quem já nenhum deus dá ordens, as tuas mãos vãs repousariam sobre os joelhos das trevas.
As tuas mãos abertas, incapazes de dar ou de agarrar qualquer alegria, ter-me-iam deixado cair como uma boneca quebrada.
Beijo ao nível do pulso essas mãos indiferentes que a tua vontade já não afasta das minhas; acaricio a artéria azul, a coluna de sangue que outrora, incessante como o jacto de uma fonte, surgia do solo do teu coração.
Com pequenos soluços satisfeitos, encosto a cabeça como uma criança, entre as palmas cheias de estrelas, de cruzes, de precipícios daquilo que foi o meu destino."
Marguerite Yourcenar
8 comentários:
As mãos simbolizam o poder, mas elas seguem junto com todos os destroços.
Apenas sobram as obras das nossas mãos. Que sobrem bons gestos e boas obras de amor e paz.
Querida amiga
Há na linguagem
das mãos,
mais lições,
que a linguagem
das palavras...
Que a vida nunca se perda de ti.
Adorei:)! Não é por acaso que tenho meu meu blog um pensamento da Marguerite:)
Bjo
Sublime, querida Fatinha! Por motivos de saúde tenho estado ausente e com saudades de te ler. Mãos..mãos de amor...mãos de trabalho...mãos...
Beijinho e uma flor.
Hola Fátima, tienes un interesante espacio.
que tengas un buen día.
saludos.
Didi fazia um tempo que não passava por aqui. Esse tal de facebook fez a gente se manter conectadas só por lá!Lindo o poema, tia, muito lindo. E muito triste tb! Achei que a gente fosse se encontrar na Pousada, mas tb fiquei feliz porque a tia Cida vem . Vai ser bom pra ela! Nos vemos no aniversario da TT! Saudades de vc!!!!! Beijo!
Já esta na hora de v. varrer este templo, abrir janelas, acender velas e muito incenso, deixar os mortos no seu próprio limbo, enxugar as lágrimas e parar de se lamuriar. Pra frente, minha amiga.
Postar um comentário