contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Entre muros a fronteira interna da Alemanha

Uma fronteira corta a Alemanha ao meio, separando o leste do oeste, o comunismo da democracia, a repressão da liberdade, tendo como único objetivo impedir o povo da Alemanha oriental, de regime comunista, de fugir para a liberdade da Republica Federal da Alemanha, no lado ocidental. A situação de Berlim, bastante peculiar, situada no centro da Alemanha oriental, no final da segunda guerra mundial foi dividida em quatro setores. Em 1961 as partes ocidentais foram cercadas por uma divisa fortificada, em torno de 155 km, o Muro de Berlim. Este vídeo mostra o esquema de segurança utilizado para impedir que as pessoas do lado oriental fugissem para o lado ocidental, era uma operação muito cara e complicada. Barreiras incríveis eram feitas antes de chegar ao muro. Muitas barreiras! Para chegar ao muro e escapar da Alemanha Oriental, o fugitivo tinha, antes, de atravessar uma faixa de extrema segurança, a chamada Zona da Morte. Tapetes de aço com pinos de 14 cm de comprimento, o famoso tabuleiro de aspargo ou gramado de Stalin. Torres de segurança, cerca elétrica e alarmes, que ao simples toque disparava. Preocupados, com os coelhos da região, aberturas pequenas foram feitas no muro, bem perto das fundações. Cães de guarda, também, reforçavam a vigilância. Os soldados vigiavam e sabiam exatamente o que estava acontecendo e onde, assim, avisavam os demais companheiros para capturarem o fugitivo.
A noite havia um sistema de iluminação fantástico, que iluminava a área como luz do dia. Nessa “Faixa da morte”, nos fios de arame, existia uma luz de um amarelo intenso que disparava ao simples toque. Havia, também, a luz vermelha, que dimensionava o quanto o fugitivo distanciava do local.
Contavam com mais 160 mil dispositivos automáticos na divisa e atiravam e matavam se alguém se atrevesse a fugir. Coisa de louco!
A área na zona restrita era vigiada permanentemente.
Até a igreja da reconciliação, próxima a faixa da morte, foi demolida para não obstruir a visão dos guardas( hoje, reconstruída). Eram tantos os obstáculos, tantos, antes do muro, que só os loucos, desesperados, atreviam fugir.
Pesadas portas foram feitas no muro, para os guardas do lado oriental inspecionarem a manutenção do muro no lado ocidental, eram tão pesadas que precisavam mais de dois homens para abri-las.
Plataformas de observação foram feitas no lado ocidental, usadas inicialmente pelos soldados ocidentais, depois pelos turistas para observar o lado oriental.
Muitas pessoas morreram tentando essa travessia. Muitas!
Famílias foram separadas, muitos amores e sonhos perdidos, sofrimento. Cicatrizes ficaram!
Que tudo isso sirva de reflexão sobre os absurdos causados pela guerra e que reine a paz e o amor entre os homens.

Um comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com