contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Portão de Brandenburgo


O portão de Brandenburgo, com 13 metros de altura, foi baseado no Propileu da Ácropole de Atenas e inaugurado em 1791 pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia, sendo o portão mais ocidental da cidade de Berlim. No topo dele uma escultura de cobre, a Quadriga, representando Irene, a deusa da Paz, em sua biga da vitória, puxada por quatro cavalos.
Em 1806, Napoleão capturou a Quadriga e levou-a para Paris. Êta Napoleão... Tinha que ser!
Quando a Prússia derrotou Napoleão, a escultura foi devolvida a Berlim, sendo modificada representando Vitória, com o seu bastão gravado com uma Cruz de Ferro, foi recolocada no lugar em agosto de 1814.
Após a 2a Guerra Mundial, o Portão de Brandenburgo, que era símbolo de orgulho e conquista tornou-se símbolo de uma nação dividida, fazendo parte da linha divisória e ficando situado em Berlim Oriental,. Em 1956, o governo de Berlim Oriental decidiu restaurar o pórtico e a estátua, a Quadriga, sendo que, o molde da estátua pertencia ao governo de Berlim Ocidental, assim sendo, ele deu uma nova versão a estátua, sem a Cruz de Ferro. Quando a fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental foi fechada, em 1961, o Portão de Brandenburgo foi o primeiro ponto a ser trancado, tornando parte do Muro de Berlim.
Quando o Muro de Berlim caiu e a Alemanha foi reunificada, com as comemorações, em frente ao portão, a Quadriga foi danificada. Posteriormente ela foi restaurada e olhem lá:
Lá, está ela!
Imponente, maravilhosa, soberana, com a Cruz de Ferro de volta no bastão da Vitória.
Vitória mesmo!
Não consigo imaginar Berlim dividida.
É uma cidade linda!

Um comentário:

Anônimo disse...

MANAFÁ
MUITO BONITO E INTERESSANTE HISTORIA.
UM ABRAÇÃO. BOM FIM DE SEMANA!
ESPERO TER UM BOM FIM DE SEMANA, POIS COMO VÊ, ACABEI FICANDO POR AQUÍ, MUITO "P" DA VIDA.
MANOTÓ