contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Planos e planos

Na engenharia e arquitetura do universo

A engenharia do universo eu desconheço, mas aprendi que nele existe um arquiteto que idealiza, projeta e supervisiona planos, independente de nossa vontade.
Somos doutores em leis e cálculos, providos de inteligência e com contas bancárias, às vezes, consideráveis, mas não temos acesso a esses planos e mesmo que tivéssemos não poderíamos mudá-los.
Idealizamos planos e traçamos, assim, outros planos paralelos.

Retiramos do universo energia e cores sonhadas, livre escolha!
Assim, provavelmente, surgem as diferentes construções humanas. Pensando nisso, questionante, em exaustiva madrugada eu revi as cores do meu universo.
Lembrei-me de cores alegres, vivas!
E vi cores tristes e sombrias, cores de uma realidade que eu não queria enxergar ou aceitar, cores que os olhos, muitas vezes, acostumados com as aparências, não conseguem alcançar.

Chorei diante dessas cores. Senti medo!
Abri a janela para enxergar a beleza do verde no jardim da praça, quatro horas e quinze minutos da madrugada.
Ar parado, nenhum verde balanço de folha contrastando com o negrume do céu ou do asfalto abafado.
Nada!
Deixei a janela aberta e voltei o meu olhar para o interior do quarto, a cama vestia cores tristes, tão pálidas... Nela, um ser querido, enfermo, procurava uma posição confortável para descansar, tentava se equilibrar, na cama, como um pássaro ferido em frágeis galhos.
Ali estava minha tia querida, minha tia engraçada, muito amada.
Ali, tão frágil, tão lúcida, tão corajosa!
Balançando em frágeis galhos.

Nós curamos suas asas tia. Cante... CANTE!
Voe perto de mim.
Não voe para longe, não agora!
Por favor...
Os planos?
Eu tinha planos para os próximos dias. Planos que eu estabeleci!
Uma festa ornada de cores alegres, música, amigos, vocês!
Mas, era um plano meu, um plano paralelo.
Não se preocupe tia, meus planos, agora, dependem dos seus e os seus do arquiteto maior.
Ficarei ao seu lado, farei festa, será o meu melhor e maior presente.
Quero aprender a desenhar e pintar a vida com suas cores fortes.

Sentir, de perto, a fragilidade de galhos secos e observar o equilíbrio dos pássaros que com ele vergam e mesmo assim cantam. Encantam!
Aprender que planos superiores existem e c
rença também!
Reforçar valores essenciais.
E um dia, então, quem sabe?

Ter a mesma coragem para alçar o vôo infinito.
Obrigada Tia Anália.
Amo a senhora.

Muito!

7 comentários:

Anônimo disse...

Tia,
poucas vezes li aqui um texto tão bonito. Esse sinceramente me emocionou muito. Parabéns!Quanto aos planos, eles são só nossos mesmo. Quando a gente menos espera, eles são reorganizados , mudados...
Saudades de vcs todas...........
Beijos,
Ana.

Fátima disse...

Escrevemos melhor, se assim considerarmos, quando doemos.
Quando com a alma escrevemos.

Anônimo disse...

MANAFÁ
A PURA E TRISTE VERDADE! AS LUZES DA "NOSSA MARALÁXIA"ESTÃO SE APAGANDO!ESTÃO SE FECHANDO VAGAROSAMENTE AS CORTINAS DO PALCO MAIOR DA NOSSA HISTORIA E SEUS ATORES PRINCIPAIS ESTÃO INDO EMBORA.SOB APLAUSOS!MAS SEM VOLTA.
ME EMOCIONO, CHORO COM ESSA "SAUDADE ANTECIPADA" QUE EU CHAMO DE ANGÚSTIA, POR TODOS NÓS, ÓRFÃOS DA MARALÁXIA, E SOBRETUDO POR VOCÊ, A MAIS "MARALÁXIANA (OU "MARALAXIENSE" ) DE TODOS NÓS.

Anônimo disse...

MANAFÁ : CONTINUANDO
MAS A "MARALÁXIA" VAI CONTINUAR , SE DEUS QUIZER, AQUÍ NESSA MARALÁXIA, NOVA AINDA, MAS JÁ COM SEUS TANTOS SONHOS E HOJE O REPOSITÓRIO MAIOR DE NOSSAS TANTAS LEMBRANÇAS, A TAMBÉM "NOSSA MARALÁXIA", ONDE NOS ENCONTRAMOS, ONDE TAMBÉM SONHAMOS E CHORAMOS JUNTOS, ESSA MARALÁXIA "ILUMINADA PELAS SUA NOITES"E PELOS SEUS SENTIMENTOS, NOS ALEGRANDO E ILUMINANDO AS NOSSAS VIDAS COM AS NOSSAS COMUNS LEMBRANÇAS, APESAR DOS PRIMEIROS "APAGÕES" E DOS PRIMEIROS SINAIS DE "LUZ BAIXA"QUE ELA HOJE JÁ SE NOS APRESENTA. PARABÉNS POR ESSA CRÔNICA, TALVÊZ A QUE MAIS ME EMOCIONOU , A QUE MAIS ME SENSIBILIZOU.ELA REPRESENTA, COM CERTEZA, TODO O NOSSO SENTIMENTO!!!
ASSINO EM BAIXO E CHORO JUNTO.BEIJOS.ATÉ JÁ.
MANOTÓ

Anônimo disse...

TiaFá e TioTó, acho que vocês disseram tudo... gostaria apenas de registrar minha posição empática em relação ao sofrimento do ser humano, em especial, da nossa querida tia, posição esta que minha profissão e meu juramento exigem. A fragilidade do corpo humano é enorme e aumenta com a senilidade. Estamos diante de uma situação triste mas, natural: o mais novo "despede" do "jovem" a mais tempo... O contrário é muito mais triste e quase inaceitável, mãe enterrar filho...que horrível... Hudson, Neto e Jr.
O que nos consola é ver que o acolhimento, a identificação da vulnerabilidade do caso e a construção de um modelo de atenção orientado às suas necessidades de saúde foram contemplados pelas ações diretas ou indiretas de TODOS os sobrinhos, em especial, da Tia Cida, valorizando o tratamento domiciliar e a desospitalização precoce, atitudes que humanizam o acolhimento e minimizam o sofrimento.
Se estamos apreensivos com sensação de que não tarda a hora de "perdermos" nossa tia, é na alegria do Criador em receber esta ilustre alma que devemos nos confortar.
Apesar de tudo, estou triste.
Um grande abraço a todos.

Paulo.

hesseherre disse...

O Homem põe e Deus dispõe...
As lágrimas que não chorei em momentos como este porque já vi na vida tanta injustiça e desigualdade, tanta juventude interrompida precocemente, tanta velhice chegando ao fim nas garras da senilidade e da insensibilidade de quem os cerca...que tua cronica que envio uma rosa para tia Amália, mesmo sem a conhecer, mas que deve ter merecido tão lindas palavras de todos vocês.

Fátima disse...

Para a tia Anália e Tia Linda todas as rosas, todas as flores do mundo- Um jardim inteiro!
Elas são boas, elas são santas.