contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

quarta-feira, 3 de março de 2010

Rio Rosa e o afluente Negro
















Se eu sou rio...
Preocupo-me com o nível da minha água.
Tem chovido mas, com tal mágoa,
percebo um turbilhão de entulhos, em mim, depositados.

Minha fauna e flora comprometidas.
Faço o percurso pensando na vida
de peixes, em mim, nascidos.

Preocupo-me com um afluente.
Que de longo percurso vem cansado.
Deveria ter, comigo, desembocado
em um imenso... oceano.

Mas, por engano, culpou o leito.
Viu as margens cheias de defeitos.
Minhas flores tão silvestres.

Quis mudar o meu percurso.
Quis que eu fosse
do cerrado até o agreste.

Seria, então, eu o afluente.
Eu não podia mudar o meu percurso.
Deixar meus peixes.
Minha gente!

Quis seguir!
Mas não quis seguir sozinho.
Nem eu quis que assim fosse.
Para a minha água ele trouxe
Tanto barulho...
Quase espantou meus peixes.
Eu não deixei!

Fiquei triste...
Muito triste!
E, assim, muito tempo eu fiquei.
Resolvi, então, balançar minha água com mais força.
E minhas margens, quase, não alcancei.

Vi minhas flores, todas, tão tristes...
Tão rasteiras...
Jogar-me na ribanceira pensei.
Mas, quando vi meus peixes...
Em um fio de água...
Eu lutei!



Seguirão juntos, tenho certeza!
E desembocarão em um imenso oceano
todos os desenganos,
todas as diferenças.
E, nessa crença, seguirá o Rio Rosa.
E os peixes- netos serão prosa
E contarão aos peixes- bisnetos
Era uma vez um Rio Rosa.

6 comentários:

Anônimo disse...

MANAFÁ
NESSE RIO COM CERTEZA VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ. É O "NOSSO RIO".
PARABÉNS! GOSTEI MUITO!
MANOTÓ

Sempre Que Penso... disse...

Estou melhor querida, obrigada!!Vim em busca de minha Rosa e muito contente fiquei, por encontrar aqui tanta delicadeza nas palavras, mesmo que o rio esteja quase afundando em tantos problemas, ainda consegue ser bonito e otimista, e eu gosto disso!!

Abraços Fátima,
Adoro tua presença!!!!!

Anônimo disse...

Didi,
esse rio é nosso mesmo, como disse o Tio Tó!
Beijos,
Ana.

Fátima disse...

Obrigada gente do meu Brasil varonil.
Está bem...
EU SOU RIO!
Venham todos a mim.
Bebam da minha água limpa e cristalina
Que hoje jorra de alegria.

Beijos molhados de mim.
Rio Rosa

BlueShell disse...

Gostei do poema e do Blog que, não sei como, desconhecia!
esse rio...sim é o NOSSO RIO!

BShell

BlueShell disse...

Voltei, para agradecer do coração a tua visita e s tuas palavras. O meu muito Obrigada,
BShell