contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Napoleão e a nossa história














Diz a história que a Rússia quando invadida por Napoleão, não tendo, a exemplo da Corte Portuguesa, um Brasil Colônia para viajar às pressas, resolveu utilizar a tática de "terra arrasada".
Quando o exército de Napoleão chegou lá, na Rússia, em vez de enfrentar o invasor, os russos abandonaram suas terras e incendiaram tudo. Ficando sem o suprimento do inimigo, o recuo de Napoleão era inevitável. Napoleão e seu exército acabaram sendo derrotados pelo frio e por ataques da cavalaria dos cossacos. Enfraquecido, em 1814 ele abdica ao trono francês e aceita o exílio na ilha de Elba, região da Toscana.
Com aqueles vinhos todos, Napoleão deve ter afogado suas mágoas de desgosto,
ou de gosto?
É lindo o trajeto feito de carro por esta região da Toscana, a cavalo deve ter sido o máximo. Passar galopando pelas montanhas...
Pequenos lugarejos no alto, vistos de longe, ovelhas nas pastagens, os rolos de feno... cantinas e vinhos maravilhosos. É inexplicável, a beleza do lugar. Um presépio divino!
Pois é, Napoleão não foi bobo e nem tão louco não, fez um acordo de bona gente e de bonas partes. Este foi Bonaparte!
... Se soube apreciar o bom vinho do lugar, acredito que, até o cavalo dele, deve ter marchado mais lento. Houve tempo para reflexão. E nesta magia que só a solidão é capaz de milagrar, eu imagino que, tenha havido a transformação de o sangue derramado em vinho... E do vinho fez-se o corpo. Floresceu do seu interior
incontido, o mais intenso dos Dionísios. Tornou-se Baco e transformou- se em leão. Para lutar era preciso fugir. Ele devoraria a todos. Ele, o único gigante. Escalaria montanhas, chegaria aos céus e seria considerado pela humanidade como o mais temido dos homens. Com estes vinhos todos, Dionisado, doidão, ele conseguiu sair de lá.
Aí sim! Inflamado, operou-se o milagre da divina maluquice. De pequena estatura... Grande Napoleão!
O final da história vocês sabem, tentativas e a derrota na batalha de Waterloo- Ilha de Santa Helena e fim!
Em Paris, no interior de Les Invalides estão seus restos mortais. Diz (sei lá se verdadeiro) que,
Ele programou o próprio túmulo, para que mesmo pós- morte, o povo se curvasse diante dele. E é assim mesmo! De impacto, o primeiro olhar lançado é de cima para baixo, depois que as pessoas descem até o túmulo. Incrível!
O túmulo está rodeado por uma coroa de louros e inscrições que relembram as grandes vitórias do império (observem a foto).
O conjunto é grandioso e impressionante.
Grande pequeno homem, general aos 26 anos, imperador aos 33, morto no exílio aos 52 anos, Napoleão e sua trajetória ainda hoje fascinam o mundo. Por
Ele a Corte Portuguesa acelerou a viagem para cá, sei lá se vantajoso ou não. Mas, a verdade é que, estamos aqui e fazemos parte desta história.

Nenhum comentário: