contador

Hits Since February 12, 2007!

Free Hit Counter by Pliner.Net

Tradutor

Seguidores

domingo, 23 de setembro de 2007

Hamlet

Dedico a todos os seres que se enganam, que se entristecem.
Que corroem internamente, sofrem, choram e em sorrisos se escondem. E que heroicamente ou covardemente se calam e... morrem.
À vocês: Hamlet, a tragédia da dúvida, do desespero, da solidão.

"Ser ou não ser... Eis a questão."
"Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes? Morrer... dormir... mais nada... Imaginar que um sono põe remate aos sofrimentos do coração e aos golpes infinitos que constituem a natural herança da carne, é solução para almejar-se. Morrer..., dormir... dormir... Talvez sonhar... É aí que bate o ponto. O não sabermos que sonhos poderá trazer o sono da morte, quando alfim desenrolarmos toda a meada mortal, nos põe suspensos. É essa idéia que torna verdadeira calamidade a vida assim tão longa! Pois quem suportaria o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas, a implicância dos chefes e o desprezo da inépcia contra o mérito paciente, se estivesse em suas mãos obter sossego com um punhal? Que fardos levaria nesta vida cansada, a suar, gemendo, se não por temer algo após a morte - terra desconhecida de cujo âmbito jamais ninguém voltou - que nos inibe a vontade, fazendo que aceitemos os males conhecidos, sem buscarmos refúgio noutros males ignorados? De todos faz covardes a consciência. Desta arte o natural frescor de nossa resolução definha sob a máscara do pensamento, e empresas momentosas se desviam da meta diante dessas reflexões, e até o nome de ação perdem."

"Hamlet, peça de teatro escrita por William Shakespeare numa data não confirmada entre 1600 e 1602. É uma de suas peças mais famosas sendo fonte da célebre citação: "Ser ou não ser, eis a questão" (Hamlet, ato III, cena I).

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, tá um sol tão bonito aqui..Ler esse trecho de Hamlet, neste instante, me pareceu deslocado, de tão sombrio. O que está havendo com vc, que c/ frequência inaudita, se abandona a pensamentos "diferentes"?

Anônimo disse...

Minha amiga, c/ voce é sonhar e morrer de rir.É fato, que acontece contigo?
M.P

Gataláxia disse...

Sabe?
É que eu percebi que o mundo é redondo: Um OVO!
...E resolvi fazer um HOMELETE.
E saiu esta idéia de Hamlet. Apenas mais uma atrapalhada de mim.
Foi isso!
Maraovo Homelete

SERGIO ESPRIT-DE-PORCS disse...

CREDO EM CRUZ!
VOU LER SHAKESPEARE E CONVIDAR LULINHA A ME ACOMPANHAR....NO MEU PRÓXIMO POST VOU COPIAR A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA....